4 passos para acabar com a umidade no rodapé

A Umidade em rodapé acontece porque o solo sobe pelo alicerce e se infiltra pelas paredes, sem que você perceba. Os problemas São: manchas e bolhas na pintura, reboco ESFARELANDO, mofo, e o apodrecimento dos rodapés de madeira e dos carpetes. Além do prejuízo para o seu bolso, essa umidade faz mal à saúde, causando problemas respiratórios e alérgicos.

Como evitar

A maneira mais simples, eficiente e econômica de ter uma casa seca e saudável é impermeabilizar a obra desde o alicerce, é usar um impermeabilizante na massa de assentamento e de revestimento. Isso é mais eficaz do que uma pintura, pois, age dentro da massa e não superficialmente.

Corrigindo a umidade no rodapé.

1º Passo – Romper o reboco e tijolo acima do alicerce (baldrame, fundação) o mínimo possível, em partes intercaladas para que não prejudique a estrutura, esse rompimento deve ser vazado de um lado para o outro (de fora para dentro ou de dentro para fora).

2º Passo – Utilizar 2 Kg de REBOTEC para 20 Kg de argamassa pronta para reboco ou assentamento. Se não possuir argamassa pronta para reboco, utilizar o seguinte traço, 1 lata/balde de cimento, 4 kg de REBOTEC, mais agregados conforme o profissional da obra indicar, desde que siga a respectiva NBR, para reboco ou assentamento. Obs: não utilizar outros aditivos impermeabilizantes ou plastificantes em conjunto com o Rebotec.

3º Passo – A mistura precisa ser feita por fricção mecânica por meio de uma betoneira ou batedor mecânico (ex: batedor de argamassa adaptado para furadeira) até que fique uma mistura homogênea.

4º Passo – Preencher todo o espaço utilizando a mistura acima e fazer o acabamento de reboco com o mesmo.