Como acabar com problema de umidade?

Quem nunca se deparou com um problema de umidade?
O aparecimento da umidade pode ser resultante de um cano rachado, um vazamento qualquer na parede ou em diferentes estruturas, ou até mesmo proveniente da água da chuva e da água acumulada no próprio solo.

A umidade é um problema muito grave porque não afeta as superfícies. Em caso avançado pode haver a perda da pintura, o aparecimento de ferrugem, quedas de rebocos e até mesmo acidentes estruturais. Sem falar em problemas de saúde. Pois é aonde tem umidade o local propício para o crescimento de mofo e de bolor.

Principais doenças causadas pelo mofo e bolor

Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções. Casos de pneumonia também podem ser desencadeados em pessoas que convivem em locais onde há a incidência de bolor.

Da mesma forma, a pele é afetada pelos esporos que pairam no ar, desencadeando alergias tópicas. Similarmente, problemas oculares estão entre os danos do emboloramento de superfícies causado pela umidade. Os esporos causam coceiras, irritação e alergias nos olhos.

Situações críticas para o aparecimento de umidade

Umidade de condensação

A umidade do ambiente se deposita nas superfícies das edificações, causando mofo e bolor ou intensificando quadros de umidade aparente já existentes.

A forma de prevenir esse tipo de umidade é utilizando impermeabilização de qualidade no ato da construção da casa. A elaboração do projeto também deve ser feita no sentido de criar espaços com boa circulação de ar, prevendo essa característica em locais mais úmidos ou tropicais.

Locais onde há muita chuva

Em lugares onde há muita chuva, a incidência de infiltrações e umidade em paredes e outras estruturas tende a ser maior. Cuidados na elaboração do projeto e em processos de impermeabilização devem ser tomados. Além disso, a manutenção de fachadas e lajes deve ser redobrada.

Umidade do solo

A umidade por capilaridade, pode afetar diferentes estruturas da casa ou edifício. Alguns solos contêm naturalmente mais água e outros tendem a acumular a água que vem da chuva. É preciso ficar atento à condição do terreno, a fim de tomar medidas que possam evitar vazamentos ou umidade na região interna da construção.

Como evitar a umidade de uma vez por todas

  • Invista em Rebotec Impermeabilizante na construção. Materiais duvidosos favorecem o aparecimento de umidade, principalmente em fachadas e coberturas.
  • É fundamental que todas as etapas para a construção (projeto e execução) e manutenção de uma casa sejam cuidadosamente vistas e revistas. Somente isso vai garantir que vazamentos ou a umidade indesejada não apareçam. Calhas e telhados mal executados, por exemplo, podem causar vazamentos, que, por sua vez, geram umidade.
  • Regiões tropicais são mais sujeitas ao aparecimento de umidade. Isso porque, quanto mais umidade, melhor para o desenvolvimento dos fungos, e nesses locais, a própria umidade do ar já favorece o aparecimento. Por isso, o cuidado deve ser maior na projeção, impermeabilização e manutenção dos elementos da construção nessas áreas.
  • A utilização de um desumidificador em quartos sem sol pode ser uma aliada na prevenção de umidade em paredes ou janelas.
  • Mantenha o espaço SEMPRE arejado, com as janelas abertas sempre que possível. Caso haja a utilização de ar condicionado constante, mantenha os filtros limpos e utilize desumidificadores de ar.
  • Tente não acumular objetos que dificultem a limpeza. Pelo mesmo motivo, tente deixar espaço entre os móveis para que o acesso seja fácil. Essa atitude também ajuda a circulação do ar em todo o espaço.

Impermeabilização: grande aliada contra umidade

Impermeabilizar é a primeira e melhor forma de se ver livre antecipadamente de problemas de umidade, já que protege a edificação de vazamentos e de toda sorte de acúmulo de água que possa afetar superfícies e elementos internos da construção.

Para se prevenir ainda mais, você precisa prestar atenção a alguns detalhes que impactam na escolha em relação à impermeabilização. Anote aí:

  • Alguns locais exigem impermeabilização com materiais distintos, pois são localidades muito específicas, como lajes e vigas internas.
  • Rebotec está no mercado para eliminar de vez todos os problemas. REBOTEC® é um aditivo em pó para impermeabilizar concretos e argamassas. REBOTEC® reage com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando uma elevada impermeabilidade ao concreto ou argamassa.